Sobre Santo António

Acerca desta freguesia

Santo António Sítio das Casas

stanto

Santo António é uma freguesia portuguesa do concelho do Funchal, na Ilha da Madeira.


Tendo por limites as paróquias de São Roque, São Pedro, São Martinho, Câmara de Lobos, Estreito de Câmara de Lobos e Curral das Freiras, Santo António é uma das 5 Freguesias suburbanas do Concelho do Funchal. Localiza-se a uma latitude 32.65 (32°39') Norte e a uma longitude 16.933 (16°56') Oeste, estando a uma altitude de 195 metros. O Pico do Arieiro (1818 m) pertence a esta freguesia.


Com 22,21 Km2 de área e cerca de 40.000 habitantes é a Freguesia mais populosa do arquipélago.


Foi por meados do séc. XVI que numa capela da invocação de Santo António, se estabeleceu a sede desta paróquia, sendo ela a responsável pelo nome dado ao sítio e depois á Freguesia.

 

Esta Freguesia tem um vasto património histórico constituido por uma Igreja, várias capelas, ribeiras, levadas e fontenários. Possui também inumeros locias de interesse, tais como: Biblioteca Pública Regional da Madeira; Madeira Tecnopólo; Piscinas Olímpicas do Funchal; Miradouro do Pico dos Barcelos e Miradouro da Eira do Serrado onde pode ser contemplada a freguesia do Curral das Freiras, construída na cratera de um extinto vulcão, a uma altitude de 1095 metros.

 

Trata-se de uma freguesia muito extensa, que se caracteriza pelas grandes diferenças de altitude que apresenta desde cá em baixo até bem lá no alto.
Por isso mesmo, oferece diferentes tipos de clima, e de vistas sobre a cidade do Funchal.

Em termos meteorológicos, Santo António é influenciado pela corrente fria, ou mesmo, geada, do Monte, causando baixas temperaturas durante o inverno, embora a queda de neve seja nula ou escassa. A temperatura média anual de Santo António é de 18°C.

     

Temos 16 visitantes e 0 membros em linha

sat ir0 thm