Sobre MeteoCasas

Apresentação do Projeto

MeteoCasas, é um projeto sem fins lucrativos que pretende mostrar as temperaturas e restantes dados meteorológicos nas zonas altas de Santo António (808 metros de altitude). Deste modo todos os residentes na área e restantes pessoas interessadas podem ter acesso aos dados referidos em tempo real. 

Mais recentemente, tendo como objetivo, partilhar as previsões meteorológicas para a Madeira e respetivos avisos, foi criada uma página no Facebook, tendo também twitter.

Este projeto está em constante atualização e todas as alterações para melhor são sempre bem-vindas, por isso, se houver alguém interessado em contribuir para tal, agradecemos o contacto.

 

meteocasasmeteo

 

História

A Meteorologia é algo que me fascina desde criança. Sempre achei interessante perceber todos os fenómenos meterológicos e acompanhar as mudanças climatéricas.

Em 2010 comecei a acompanhar alguns projetos que me fizeram ter vontade de ter a minha própria estação e poder assim divulgar os dados da minha área. Esse objetivo concretizou-se em 2011, ano em que comprei uma estação Watson com o fim de desenvolver este meu gosto.

No mês de maio desse mesmo ano começou todo este projeto, no qual decidi partilhar dados meteorológicos das zonas altas de Santo António, pois nessa altura praticamente todos os dados meteorológicos existentes eram sobre o Funchal.

Entretanto conheci uma pessoa que também partilha este meu gosto e que já tinha o seu site Meteoelvas, o senhor Manuel. Este ajudou-me a dar os primeiros passos no desenvolvimento do meu site e desde então fui aprofundando os meus conhecimentos na área de programação.

Mais recentemente resolvi mudar o site e criar um novo projeto de raíz. Para tal contei com a ajuda preciosa a nivel de textos, opiniões e imagens de Carina Vieira e André Santos.

 

Acerca desta Estação Meteorológica

Este site funciona com uma estação Watson W-8681. Os dados são obtidos a cada 30 segundos e o site é atualizado com a mesma frequência. Para a obtenção de dados, é usado o programa Cumulus. A estação é composta por um anemómetro, um pluviómetro e um sensor de temperatura/humidade, situados na melhor posição possível para garantir a acuidade dos dados.

A webcam com imagem em tempo real é uma dericam H502W.

 

Outros Projetos:

 Até à atualidade já participei no desenvolvimento de alguns projetos, tais como:

-Meteo Jardim Recreio -  Coloquei o site na sua totalidade online. meteojardimrecreio (Brasil)

-Meteo Fermentelos - Ajudei na colocação do site online e atualmente ainda presto alguma ajuda a nível de design e atualizações de template. meteofermentelos

-Meteo Machico - Criei, em conjunto com o proprietário do projeto, o site de raíz. (colocação de dados online, primeiro template) meteomachico

 -Meteo Celorico da Beira - Já neste ano (2015), criei o site na sua globalidade, baseando-o no meu atual projeto. meteoceloricodabeira

     

Temos 15 visitantes e 0 membros em linha

sat ir0 thm